30.8.06

Quebrando a rotina

Depois de uma semana de Usina unibanco, fui dar uma conferida em Histórias de cozinha e Violência doméstica, no Humberto Mauro. Para minha surpresa o cinema encheu. Mais tarde fiquei sabendo que rolou a descentralização porque Histórias de cozinha tava disputadinho. Então dá pra sacar que se fosse no Usina ia rolar aquela fila enorme de duas horas e nem todo mundo ia conseguir entrar.
Mas vamos ao que interessa, me falaram que Histórias de cozinha era um filme diferente de tudo que já foi visto, mas num é bem assim não. Começa divertidinho e termina bonitinho. E no meio? A rixa entre suecos e noruegueses é o que dá o tom de humor. A amizade é o que dá a beleza. E assim vai uma inusitada história de cozinha. Não é diferente de tudo, mas é uma história diferente. Uma empresa sueca manda seus técnicos para avaliar a cozinha de homens solteiros noruegueses, mas um desses homens não vai colaborar muito para a pesquisa.






Violência doméstica fala de uma realidade de muitas mulheres no mundo inteiro. Eu não sei o grau disso no japão, mas o filme mostra que muitas vezes a própria vítima acha que o marido está certo e a sociedade culpa a mulher por apanhar do marido "talvez ele queria só te disciplinar" foi uma das frases que a personagem principal ouviu quando buscou ajuda, quando se aceitou como vítima. O filme é muito bom, tá no meu top5 e a reação das pessoas no cinema foi ótima, pelo menos a maioria reagiu com uma certa indignação.